Jo Siffert
Joseph Siffert (ou "Seppi" como era chamado pela família e os amigos mais próximos),nasceu em Fribourg, Suiça, em 7 de julho de 1936.
Seu pai era industrial de laticínios,mas a origem "rural" não impediu Jo de ir além; Começou sua jornada vencedora, competindo em 2 rodas (as competições de moto não estavam proibidas); preparou ele mesmo sua moto e começou a competir, em 1956,no Campeonato Suiço de Motos até 350 cc; em 1959 se tornou campeão da categoria.
Nesse mesmo ano, decidiu competir com automóveis, estreiando com um Fórmula Júnior (categoria de entrada, com motores 1000 ou 1100 cc -DKW ,Saab ou Fiat- e menos de 300 kg de peso),da equipe Stanguellini;
Em 1962 alcança a F1,pilotando uma Lotus-Climax FPF, pelo time privado Ecurie Nationale Suisse.,no mesmo ano se transfere para a Scuderia Filipineti .
Monta sua própria equipe para as temporadas de 1963 e 1964; em 1965 se junta ao inglês Rob Walker na Rob Walker Racing Team (chassi Brabham BT 11 e motores BRM,Climax, Ford e Maserati, de acordo com a temporada), onde permaneceu até 1969;
Por esse equipe venceu o GP do Mediterrâneo de 1964 e 1965,disputado no perigoso autódromo de Pergusa,na Sicilia e a maior glória, o GP da Inglaterra de 1968, a frente das duas temidas Ferraris 312 B de Cris Amon e Jacky Icxx; Esse feito passou para a historia da F1,pois foi a última vitória de um carro privado (ou seja de propriedade do próprio piloto e não de uma equipe ou fábrica).
Siffert também se destacou em provas de turismo/protótipo; de 1966 a 1970 disputou o Word Sportscar Championship (Campeonato Mundial de Protótipos) pela Porsche; venceu as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring a bordo de um 907;E os 1000 km de Nurburgring de 1966 a bordo de um 906.
Siffert e o Porsche 906 em Nurburgring,1966
Em 1970, vem o mítico 917; Siffert e o mexicano Pedro Rodriguez foram a dupla da Porsche que passa para a história,ao volante da lenda 917-K Gulf - Porsche
Siffert a frente e Rodriguez atrás : os 917 K e seus dois pilotos eternizados
Na F-1, Siffert disputa a temporada de 1970 na estreante March
Siffert e o STP March F1 1970
Mas o íncio da March era conturbado,desastroso para ser mais franco, e Siffert se muda pra a BRM, fazendo a dobradinha com Rodriguez também na F1.
A temporada de 1971 se inicia, e a BRM tem uma dupla de pilotos rápidos e talentosos;
em julho vem o primeiro golpe; Rodriguez morre em um acidente na pista de Norisring na Alemanha;com isso Siffert passou a ser o único piloto das duas equipes : BRM e Porsche.
Vence o GP da Áustria, em Zeltweg e chega em 2° no GP dos EUA, atrás de Francois Cevert e seu Tyrell ( em sua 1° vitória na F1); devido ao bom desempenho se classifca para o GP dos Campeões (prova que não contava pontos para o Mundial; corriam os pilotos que obtiveram as melhores posições na classificação ao longo da temporada);
Essa prova seria disputada na Inglaterra, no circuito de Brands Hatch; Brands então seria palco ironicamente da maior glória e do trágico destino para Siffert.
GP Austria 1971 : Siffert (BRM branca),Cevert (Tyrrell 12) Stewart (Tyrell 11) Clay Regazzoni (Ferrari) : apenas Stewart ainda está entre nós...
Siffert e a BRM em Watkins Glen 1971
Na primeira volta ainda, a BRM de Siffert toca involuntariamente no March de Ronnie Peterson; isso ocasiona um dano na suspensão que seria fatal para Siffert voltas depois: Na 12° volta, a suspensão do BRM se quebra por completo, Siffert perde o controle e se choca contra um barranco na lateral da pista;o BRM explode de imediato, não dando chances de sobrevivência ao suiço; Os extintores de incêndio não funcionaram e as chamas devoraram-no...
Partia assim o talentoso, educado e afável Siffert; Graham Hill chorou dentro de seu cockpit a perda de um amigo..
Em Fribourg, 50 mil pessoas receberam o corpo de Siffert; na frente de seu cortejo fúnebre, veio aquele que ficara para sempre marcado como o mais perfeito parceiro de Jo: o Porsche 917 K...
Vídeo do acidente fatal de Siffert em Brands Hatch
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