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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

David Purley

Muitos pilotos se destacaram por arrojo e agressividade;Outros por um estilo cerebral e calculado;Alguns por sua regularidade e equilíbrio, mas poucos,muito poucos se destacaram por um outro fator: solidariedade e companheirismo.Dentre estes, sem dúvida o nome maior é de David Purley.
David Charles Purley nasceu em Bognor Regis,condado de Essex,Inglaterra em 26 de janeiro de 1945.
Antes de se dedicar ao automobilismo,Purley serviu ao British Army(exército britânico),como paraquedista,em Aden, Yemen



David Purley

Seu pai, Charles Purley havia fundado a LEC Refrigeration, uma das maiores fabricantes de refrigeradores do mundo; e com o patrocínio dela que David começa a competir.
O inicio foi em provas de turismo, onde se destacou pilotando um AC Cobra ( a mítica criação de Carol Shelby, colocando um enorme motor Ford 429 V8 na carroceria do esportivo AC Ace inglês).


Purley e o AC Cobra em Lydden,1968 ( prova que terminou em 2°)

Competiu também com um Chevron B8, obtendo um 2° lugar em Snetterton,3° em Mallory Park e 4° em Thruxton, todas em 1969.


Chevron B8 1969, idêntico ao pilotado por Purley

Em 1970 começa a competir na F3 inglesa, onde conheçe aquele que seria seu grande amigo e protagonista da cena mais triste e ao mesmo tempo heroíca da F1, Roger Williamson.
Sua estréia foi a bordo de uma Brabham BT-28 de F3;competiu nessa categoria de 1970 a 1972;em 1971 disputou a pré temporada de F3 no Brasil, sendo 3° em Interlagos e 8° em Tarumã.


Williamson no carro 28,seguido de Purley no n°45 em prova
pela F-3 inglesa em 1971.

Em 1973, juntamente com seu amigo Williamson, estreia na F1, a bordo de um March 731, com o patrocinio das empresas da família;


Purley e o March 731 no GP da Inglaterra,1973

Sua primeira prova foi o GP de Mônaco;não foi o que se esperava,pois o March falhou na largada; seria uma temporada discreta, não fosse por um GP: o da Holanda,em Zandvoort, a 29 de julho.
Nessa prova, seu amigo Williamson fazia sua 2° corrida na F1, a bordo também de um March 731 ( só que este pela equipe oficial, a STP March F1); e numa macabra coincidência, na 13°volta,pilotando o STP March n°13, sofre um grave acidente;
O March bate, vira de lado e se incendeia;Purley que vinha logo atrás, toma a atitude que o transformaria no simbolo da amizade,humanismo e coragem: para seu carro, atravessa a pista correndo para resgatar o amigo dos restos em chamas;
Diante dos atônitos e incompetentes fiscais holandeses,Purley tenta virar o March sozinho,com o fogo queimando suas luvas,ouvindo os gritos de socorro de Williamson;durante 8 minutos, Purley tenta de tudo para salvar o amigo, mas a incompetência dos fiscais impede seus esforços;Desolado,Purley caminha de um lado para outro,uma cena que a meu ver, é a mais triste de toda a história da F1.


Video do acidente de Williamson e a tentativa de Purley.

Na maior demostração de perversidade já vista na F1, o corpo de Roger permaneceu nos destroços do March até o fim da prova,provocando uma visão macabra a cada volta para os pilotos que continuaram a corrida;menos para Purley. Ele se retirou em respeito ao amigo querido que tentou salvar, mesmo pondo a sua própria vida em perigo.
Purley abandonou a F1 na sua temporada de estreia,retornando somente em 1977;
Sofreria um gravissimo acidente nesse retorno,nos treinos do GP da Inglaterra:fraturou as pernas,pelvis e costelas, devido a brutal desaceleração ( de 173 Km/h a 0 em 66 centímetros!),após bater em um muro; foi exposto a 179.8 G (a força da gravidade) e sobreviveu!
Mas Purley deixaria este mundo em 1985,numa competição aérea, pilotando um biplano Ptis Special de acrobacia, sobre o mar da região onde nasceu;
Purley assim teve o destino de muitos heróis ingleses como ele,que partiram sobre o mar durante a Batalha da Inglaterra na 2° Guerra Mundial


                David Purley : para quem uma vida e amizade valiam mais que os milhões dos patrocinadores de corridas

2 comentários:

André Lima disse...

Sem dúvidas, a pior cena da história da Fórmula 1. A tecnologia ainda não estava pronta para corridas em tão alta velocidade.

Jefferson disse...

Tenho um par de pneus de David purley que usou em corridas aqui no Brasil no começo da década de 70